As despesas são custeadas pelo governo do Estado, incluindo passagem aérea, seguro, auxílio-moradia, acomodação e bolsa mensal
O Programa Ganhando o Mundo da Ciência, promovido pelo Governo do Estado do Paraná, está com inscrições abertas para intercâmbio gratuito de pesquisa em três países parceiros: França, Canadá e Japão.Para a Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC) são ofertadas até 50 vagas. Para a Universidade de Alberta, são 10 e para a Universidade Provincial de Quioto, são cinco.
As parcerias contam com uma modalidade importante para o fortalecimento da internacionalização do Sistema Paranaense de Ciência, Tecnologia e Inovação com a oferta de vagas para professores pesquisadores visitantes que virão para as universidades paranaenses.
Ganhando o Mundo da Ciência
O Programa Ganhando o Mundo da Ciência tem como objetivo proporcionar aos alunos de graduação, que estão ou estiveram em estágio de Iniciação Científica, e aos pesquisadores (mestrado, doutorado e pós-doutorado) de universidades públicas e privadas do Paraná a oportunidade de realizar mobilidade internacional por um período de até seis meses, a depender das áreas prioritárias para a consolidação da cooperação internacional.
O programa é desenvolvido pela Fundação Araucária e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e garante apoio financeiro integral aos selecionados.
“O Ganhando o Mundo da Ciência tem se fortalecido, cada vez mais, para consolidar as parcerias internacionais com o Estado do Paraná. Atualmente, os acordos totalizam 12 mobilidades em diferentes áreas. Além destas, outras estão em fase de consolidação”, diz a assessora de Projetos Estratégicos Internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios.
Segundo ela, os investimentos previstos estão na ordem de R$ 15 milhões para fomentar o intercâmbio de pesquisadores. Tanto nacionais quanto internacionais, além das mobilidades dos estudantes de graduação e de pós-graduação.
“Destacamos a importância de recebermos, em nível de reciprocidade, os pesquisadores visitantes internacionais pelo programa, o que dará oportunidade à internacionalização em casa, a fim de qualificar, cada vez, mais o ensino superior do Paraná”, enfatiza Eliane.
Vagas disponíveis
Quioto – Estão abertas até 15 de outubro de 2025 as inscrições para intercâmbio de pesquisa na Universidade Provincial de Quioto, no Japão. São 2 vagas para estudantes de graduação ou mestrado, 2 vagas para PhD e 1 vaga para pós-doutorado. Confira o edital aqui.
França – Na França, o edital oferece 50 vagas para mobilidade na Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC): 46 destinadas a estudantes de graduação e mestrado, 2 para doutorado e 2 para pós-doutorado. As inscrições seguem até 1º de novembro. Os selecionados terão direito a um mês de aperfeiçoamento em língua francesa antes do início das atividades. Veja o edital.
Canadá – No Canadá, as inscrições vão até o dia 13 de novembro para até 10 vagas destinadas a estudantes de graduação interessados em realizar pesquisa na Universidade de Alberta. Os aprovados participarão do período de inverno acadêmico, entre janeiro e março de 2026. Saiba mais sobre os critérios para inscrições aqui.
Benefícios
Em todos os editais, as despesas são custeadas pelo Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária. Inclui passagem aérea, seguro, visto (quando necessário), auxílio-moradia, acomodação e bolsa mensal.
Mais informações e critérios de cada chamada estão disponíveis no site da Fundação Araucária – em Programas/Programas Abertos.
Fonte: Alternativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário