terça-feira, 5 de maio de 2020

Estrangeiros são os primeiros a perder emprego no Japão em época de crise, diz sindicato

A pandemia de coronavírus atingiu a economia do país com força
emprego no Japão

Oito anos depois de chegar do Brasil, Rennan Yamashita estava sentado em um escritório do governo preenchendo formulários de seguro-desemprego depois de perder o emprego pela nona ou décima vez - ele perdeu a conta.

Algumas semanas antes, ele foi demitido de seu emprego em uma fábrica de autopeças. Ele só trabalhou por quatro meses.

“Se eles precisam de você, eles contratam; se eles não precisarem de você, eles demitirão. É simples assim”, disse Yamashita, 31 anos.

A pandemia de coronavírus atingiu a economia do Japão com força e muitas fábricas, incluindo as de montadoras, estão reduzindo a produção.

Os trabalhadores estrangeiros são particularmente vulneráveis, com uma rede de apoio mais fraca e barreiras linguísticas que os impedem de procurar ajuda do governo.

Grupos sindicais, advogados trabalhistas e organizações sem fins lucrativos dizem que trabalhadores estrangeiros como Yamashita são os primeiros a perder empregos em "cortes do corona", que eles temem que possam expandir para o tipo de demissões em massa vistas na crise financeira de 2008.

No mês passado, o Centro de Pesquisa Econômica do Japão estimou que, se o PIB do Japão contrair 25% este ano, a taxa de desemprego chegará a 5% e cerca de 2 milhões de pessoas poderão perder o trabalho.

Em março e abril, uma organização trabalhista com sede em Mie recebeu 400 consultas de trabalhadores afetados pelo coronavírus. Cerca de 330 eram estrangeiros.

"Trabalhadores estrangeiros com contratos de curto prazo são demitidos primeiro", porque são mais fáceis de demitir, disse Akai Jimbu, do sindicato Union Mie.

No ano passado, 34,5% dos funcionários estrangeiros em Mie eram trabalhadores temporários, em comparação com a média nacional de 2,5%. "É quase como se eles fossem contratados para poderem ser demitidos quando as coisas ficarem difíceis", disse Jimbu. "Eles são apenas um parafuso sobressalente aos olhos do empregador."

Mão de obra estrangeira
O Japão tornou-se cada vez mais dependente de mão de obra estrangeira. Com um terço de sua população tendo mais de 65 anos, o governo diminuiu algumas restrições de imigração.

Mais de 1,6 milhão de trabalhadores estrangeiros apoiaram a economia japonesa em outubro de 2019 - um aumento de quatro vezes em relação a 2008.

Uma autoridade do Ministério do Trabalho disse à Reuters que o governo não rastreia oficialmente o número de trabalhadores estrangeiros demitidos porque fornece "apoio a todos os trabalhadores", independentemente de sua nacionalidade.

Ainda assim, o governo destinou recentemente ¥370 milhões (US$ 3,46 milhões) para melhorar o suporte multilíngue a estrangeiros nos escritórios de desemprego e online.

Mas a maioria dos trabalhadores estrangeiros não pede ajuda ao governo. Enquanto o Union Mie teve centenas de consultas este ano até meados de abril, o escritório local do Ministério do Trabalho realizou apenas sete.

A brasileira Kaori Nakao procurou ajuda do sindicato quando seu empregador a dispensou de uma fábrica de componentes para automóveis no final de março.

A empresa disse a ela que estava sendo demitida por causa de cortes na produção relacionados ao coronavírus. Nakao, 38 anos, também recebeu ordem de deixar o apartamento da empresa.

Grávida do quarto filho e sem nenhuma poupança, ela pediu ajuda ao Union Mie. No mês passado, membros do sindicato e Nakao protestaram do lado de fora do escritório de seu empregador e da fábrica de sistemas térmicos da Mitsubishi Heavy Industries, onde a brasileira trabalhava.

"Eu só quero trabalhar", disse Nakao. "Não tenho dinheiro e nem consigo comprar comida para os meus filhos."

Yamashita, que ainda está procurando emprego, disse que encontrou uma vaga em outra fábrica de autopeças há algumas semanas.

O contrato era de apenas três meses - talvez até menos. Yamashita foi entrevistado para o trabalho e estava ansioso pela convocação.

Mas então ele recebeu uma ligação. O cargo não estava mais disponível. "Somos os primeiros a ir", diz ele sobre estrangeiros que trabalham no Japão. "Eu já sei disso."
Fonte: Alternativa com Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário