terça-feira, 26 de maio de 2020

Veja como está o atendimento nos consulados após o fim do estado de emergência

Os consulados continuam com medidas restritivas
Consulados do Brasil no Japão

O Consulado de Nagoia (Aichi) informa que apesar da suspensão do estado de emergência nas províncias de sua jurisdição, o atendimento ao público continuará restrito, segundo nota publicada no dia 21 de maio em seu site.

Os serviços consulares continuarão a ser oferecidos exclusivamente por meio eletrônico e correio, à distância, ou mediante agendamento prévio, cita a nota.

O órgão recomenda às pessoas convocadas a comparecer que o façam usando máscara.

Avisa que estas são medidas em acordo com as diretrizes do governo japonês e da Organização Mundial de Saúde.

Porém, alerta que se se houver infecção entre agentes consulares, o atendimento terá de ser inteiramente suspenso.

O Consulado repete o pedido para que as pessoas chamadas não venham acompanhadas, como muitas têm feito, contrariando as recomendações de distanciamento social e de evitar aglomerações.

Outras informações sobre o atendimento estão no link do site do Consulado de Nagoia.

Tóquio
O Consulado de Tóquio também continuará com seu atendimento por agendamento, mas com uma equipe mínima de atendentes, com o objetivo de reduzir o número de pessoas no ambiente.

Caso o número de infecções registrado pelo governo se mantenha baixo, o Consulado deverá, depois destas duas primeiras semanas, aumentar a equipe para um total de 50% nas duas semanas subsequentes.

E se nestas quatro semanas o número de infecções se mantiver estável na região, o Consulado voltará a funcionar plenamente.

O órgão lembra que mesmo no período mais difícil da pandemia manteve as portas abertas e nunca deixou de atender quem precisasse dos serviços consulares.

Apenas se adaptou às condições geradas pela pandemia, atendendo por meio de agendamento com o objetivo de evitar aglomeração no local.

Para o agendamento é preciso entrar em contato com o call center 03-5488-5451 ou pelo e-mail consbrastoquio@itamaraty.gov.br.

Quem comparecer sem agendamento não poderá ser atendido.

Pede-se que as pessoas que agendaram atendimento não tragam acompanhantes.

Outras informações podem ser obtidas no site do Consulado de Tóquio.

Hamamatsu
O Consulado de Hamamatsu (Shizuoka) publicou nota em seu site informando que até o dia 12 de junho o atendimento será da seguinte maneira: quem comparecer ao órgão poderá pegar senhas entre 9h e 12h.

As pessoas que fizeram agendamento serão atendidas no período da tarde.

O Consulado está atendendo com uma equipe reduzida e trabalhando em sistema de revezamento previsto até 12 de junho, isto é, metade trabalha no consulado enquanto a outra metade trabalha em casa remotamente.

O site do Consulado de Hamamatsu para agendamento.
Fonte: Alternativa

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