sexta-feira, 25 de maio de 2018

Você está preparado para o teste de proficiência para o visto de yonsei? Entenda o teste.

Japanese Language Proficiency Test (日本語能力試験, nihongo nōryoku shiken)

O Ministério da Justiça solidificou a política para a nova categoria de visto para quarta geração (yonsei), uma das exigências é o nível de japonês equivalente ao nível N4 do Japanese Language Proficiency Test (日本語能力試験, nihongo nōryoku shiken).

Para as pessoas que desejam saber um pouco mais sobre os parâmetros que são utilizados nesse teste, leiam esta matéria que preparamos para vocês.

A Avaliação de Proficiência na Língua Japonesa Japanese Language Proficiency Test (日本語能力試験, nihongo nōryoku shiken), ou JLPT, foi criado para avaliar e certificar a proficiência no idioma japonês aos não nativos. O JLPT tem cinco níveis, sendo o nível 5 (N5), o mais básico e o nível 1(N1) o mais difícil. A Fundação Japão estima que aproximadamente são necessários 150 horas de estudo para passar no exame de Nível 4 (N4), e 900 horas de estudo são necessários para passar no exame de Nível 1 (N1).

Seções do Exame
O JLPT está dividido em três secções: “Caracteres e Vocabulário”, “Compreensão Auditiva”, e “Leitura e Compreensão

A primeira seção (文字・語彙, moji, goi) testa o vocabulário e o conhecimento de diferentes aspectos do sistema na escrita japonesa. Isto inclui a identificação correta dos caracteres kanji para determinadas situações, selecionando o hiragana correto, determinado a leitura do kanji, escolhendo as condições adequadas para determinadas frases, e escolhendo o adequado uso das palavras. Não há teste oral ou
A segunda seção (聴解, chōkai) compreende duas sub-seções que testam a compreensão auditiva. A primeira envolve a escolha da foto que melhor representa a situação apresentada por um conversa pré-gravada. A segunda sub-seção é em um formato semelhante, mas não apresenta pistas visuais.

A terceira seção (読解・文法, dokkai, bunpō) utiliza passagens autênticas ou semi-autênticas de vários textos para testar sua compreensão de leitura. As perguntas incluem instruções para preencher as lacunas ou parafrasear pontos-chave. Nas perguntas de gramática são examinados o seu uso correto do idioma quanto sua estrutura em transmitir um determinado ponto, conjugações e o uso de partículas
Na tabela as seguir está descriminado o tempo que o candidato tem para terminar cada seção do exame.
 JLPT

Pontuação por seção
Veja a seguir as notas de corte por nível e suas respectivas seções.
Pontuação por seção
Tabela de Nível
Saiba o quanto é solicitado do candidato em cada nível do JLP
Tabela de Nível

Horas de estudo necessárias para passar o teste
Horas de estudo
Resultado
A prova deste ano será realizada no dia 03 de dezembro. São necessários vários meses para processar todas as provas, por conseguinte, os resultados são  apresentados apenas em março.  Todos os examinandos recebem um relatório, incluindo a discriminação da sua pontuação de cada seção do teste. Aqueles que passam também recebem um Certificado de Proficiência.
Bons estudos para todos que pretendem solicitar o visto destinado a quarta geração, na categoria tokutei katsudo.

Apenas 3 testes serão aceito. JLPT, J-Test e Nat Test.

O teste realizado pela – JLPT – No ano de 2018, o JLPT, será realizada 2 vezes, a primeira no dia 1.º de julho e 2 de dezembro.

Outras datas para as provas serão abertas através do J-Test. Em 2018 foram programadas 5 datas, a próxima será no dia 8 de julho em São Paulo.

O NAT Test, no Japão e é realizado 6 vezes ao ano. As próximas datas deste ano são 12 de agosto, 14 de outubro e 9 de dezembro.

Veja o formulário para aplicação pode ser visto na página do ministério.
Fonte: IPC Digital com MOJ e divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário